Como aumentar seu fluxo de caixa (Guia Completo) – Parte I

Como aumentar seu fluxo de caixa (Guia Completo) – Parte I

Manter o fluxo de caixa em alta é uma tarefa que poucos empreendedores conseguem realizar. Neste post separamos 10 dicas para você se tornar parte destes poucos empreendedores.

Sabemos que para isto são necessários sacrifícios e malabarismos que vão alem do setor financeiro. Manter o fluxo de caixa em dia envolve desde o departamento financeiro até o emocional do empreendedor e dos seus funcionários.

Acompanhe, logo abaixo, a receita para manter seu fluxo de caixa em dia:

 

Dez dicas para aumentar seu fluxo de caixa

 

Tenha um calendário de faturamento bem organizado.

Para ter controle total sobre os atrasos e, também, todas as contas a receber, você deve estruturar um calendário de faturamento. Nele você conseguirá encontrar o vencimento de todas as contas e, assim, tomar as devidas medidas quanto a elas. Existem programas com a capacidade de classificar essas contas automaticamente e notificar o vencimento no tempo certo quando ele estiver ultrapassando o teto suportável.

Compre parcelado.

Se você conseguir estender a quantia máxima de tempo permitido para pagar seus fornecedores, será como ter conquistado uma linha de crédito sem juros da parte do seu fornecedor. Desta maneira, encontrar recursos para quitar suas dividas será uma tarefa muito mais fácil.

Sempre que houver algum desconto, pague antecipadamente.

Existem aqueles fornecedores que, para também melhorar seus fluxos de caixa, oferecem desconto para quem pagar antecipadamente, saiba aproveitar. Mesmo que apenas 3% por mês não pareça algo para se pensar, quando colocado de forma anual se torna uma economia de 36% com fornecedores.

 

Acabe com os números de cancelamentos.

Se o seu negócio tem uma base de clientes muito rotativa, você deve procurar o motivo dos cancelamentos. Certamente há uma incontinência na entrega do seu produto, ou seja, aquilo que está sendo prometido durante a venda não está sendo entregue. Pergunte para os clientes que cancelaram o motivo do cancelamento e tente reverter a situação.

Faça melhorias nos processos, desde a venda até a entrega do produto ou serviço.

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